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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que li e o que aprendi...Parte 2


...há todo um processo expositivo sobre contaminantes....exemplo a combinação de agrotóxicos e contaminação do solo.

CONHECIMENTO SOBRE TIPOS DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS E PREVISÃO DE IMPACTOS

Entenda-se por espaços geográficos de um país de dimensões continentais aquelas células espaciais dinâmicas nas quais à organização herdada da natureza se sobrepôs ou instalou uma certa organização imposta pelo homem.
Em muitos casos o que ocorre realmente é uma desorganização dos espaços ecológicos, devido atividades econômicas predatórias. Com relação a tipologia dos espaços, a referência é o trabalho de Bernard Kaiser ( em anexo postarei).

ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AMBIENTALNO BRASIL

Crescer sem destruir...é imperativo conciliar
Especial atenção ao instrumento de compatibilização desenvolvimento-proteção ambiental, chamado Estudo Prévio de Impacto Ambiental, a ser elaborado antes da instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente.
Levar em conta o fator ambiental em qualquer ação ou decisão, pública ou privada, que possa sobre ele causar qualquer efeito negativo.
O objetivo central é evitar um efeito catastrófico do ponto de vista ambiental, sem excluir o fator crescimento econômico.
Cabe pesquisar sobre a Lei nº 6803/80, de 02 de julho de 1980.
Lei nº 6938/81, de 31 de agosto de 1981.
Decreto nº 88351/83²,de 1º de junho de 1983.
Resolução CONAMA nº 001/86, de 23 de janeiro de 1986 ( atenção especial ao artigo 1º e 2º).
Resolução CONAMA nº 006/87, de 16 de setembro de 1987.
Resolução CONAMA nº 009/87, de 03 de dezembro de 1987.
Decreto nº 99274/90, e 06 de junho de 1990 ( especial atenção ao artigo 7º e artigo 17° inciso 1º, 2º, 3º e 4º).
Para concluir esta parte,podemos dizer que tanto o Estudo e o Relatório de Impactos Ambientais, no direito brasileiro, representam um instrumento fundamental de proteção ambiental, elemento inestimável no controle da qualidade das decisões públicas e privadas que afetam o meio ambiente.

Siglas...
...falhei em não apresentá-las anteriormente...
..mas nunca é tarde..
CONAMA- Conselho Nacional de Meio Ambiente..tem a função de aconselhar na formulação da política nacional de meio ambiente.
IBAMA- Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Renováveis...tem a função de executar a política nacional de meio ambiente.
EIA- Estudo Impacto Ambiental
RIMA- Relatório Impacto Meio Ambiente.
Perceba que o EIA engloba o RIMA.

O PLANEJAMENTO DE EMERGÊNCIA PARA ACIDENTE NUCLEAR EM ANGRA DOS REIS

Ao longo da década de 80, os parâmetros para controle de qualidade ambiental firmaram-se no contexto das avaliações de projetos industriais. A partir de uma demanda social em nível mundial, a estrutura da produção foi sendo alterada, de modo a inserir o equilíbrio dos ecossistemas entre os objetivos a serem alcançados para que determinada instalação seja considerada eficiente.
Na pressão exercida pela opinião pública mundial, podem-se distinguir 2 motivações, que convergem para a mesma reivindicação. A primeira é freqüente nos países industrializados, que alcançaram um nível satisfatório de desenvolvimento social. A tomada de consciência da limitação da biosfera para suportar o atual nível de rejeitos industriais gerou uma demanda social que, nos países de organização democrática, se refletiu em políticas governamentais para a atividade industrial e nas prioridades da pesquisa científica e tecnológica. Do mesmo modo, alguns grandes ecossistemas do planeta passaram a ser percebidos como fundamentais para o equilíbrio da biosfera como um todo.
A segunda motivação é mais presente nos países chamados “em desenvolvimento”. Trata-se do movimento urgente contra a completa insalubridade de alguns espaços sociais. A deterioração das condições de vida nas periferias das grandes cidades e em alguns municípios compromete a saúde física e mental das populações. Estas são submetidas a severas rotinas de trabalho e residem em espaços congestionados e desassistidos de investimentos. A questão ecológica refere-se não apenas à natureza intocada mas também aos ecossistemas modificados para permitir a existência cotidiana e a reprodução das sociedades.
Cabe salientar que a maioria dos grandes empreendimentos foi planejada e implantada ao longo da década de 70, anteriores a legislação. Observem que esta informação está um tanto defasada...mas nos interessa a Transamazônica, a Usina de Angra, como exemplos...

Agora vai outra sigla... SIPRON- Sistema de Proteção ao Programa Nuclear  Brasileiro.
Buenas...o SIPRON é responsável pelos aspectos de segurança das atividades nucleares.
O SIPRON trata não apenas das centrais nucleares mas de todas as atividades onde seja utilizada energia nuclear.
Cabe enfatizar que a legislação que contempla as emergências externas em caso de acidente severo foi elaborada no final da década de 70. Observar os Decretos 1809 e 85565, de outubro e dezembro de 1980.
Retomando...
As emergências externas devidas a acidentes severos constituem uma das hipóteses previstas dentro da competência do sistema.

INCIDENTES/ACIDENTES ANGRA

1986- vazamento na gaxeta de vedação de uma válvula do circuito primário...
Só para constar o que é gaxeta...
Gaxetas são artefatos mecânicos moldados no qual a vedação se dá devido a ação da pressão.São vedadores/vedantes
1988- abalos sísmicos no distrito de Mansuaba, parte leste do município de Angra dos Reis, suscitou nova série de boatos  e especulações. Duvidou-se da credibilidade, quanto a segurança da usina.
Obs:...Angra localiza-se em uma região considerada de grande instabilidade geológica, sem nenhum registro de atividade sísmica significativa. Apesar de ser uma região onde se encontram grande número de falhas geológicas, os terrenos de embasamento cristalino são bastante antigos e o sistema de falhas não é ativo.
1989- após serem atingidas por uma descarga atmosférica, algumas torres do sistema de sirenes de alarma da usina dispararam, soando por 15 minutos.
Em todos os fatos ocorridos, percebeu-se falhas...tanto na veiculação da informação, quanto na evacuação e análise das zonas de risco.
Conclui-se que o estágio de planejamento não era satisfatório para permitir ga implementação de algumas medidas protetoras. Uma pequena emergência pode desencadear um congestionamento,com pânico e probabilidade de convulsão social.
Outra crítica feita, refere-se a apropriação da tecnologia nuclear pelo Brasil. O domínio das tecnologias não envolve apenas o controle do processo, a produção de equipamentos e a existência de recursos naturais. Implica também em responsabilidade social.

O que li e o que aprendi...parte 1


PREVISÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS
EXPERIÊNCIAS DO BRASIL, RÚSSIA E ALEMANHA

Após o indicativo de leitura do Vital, comecei a análise superficial do livro de Aziz Nacib Ab’Saber, intitulado “Previsão de Impactos”.
Em seu início, tece-se o explicativo da contribuição brasileira.
As idéias e métodos de previsão de impactos em grandes projetos, começou a ser definida no final da década de 70 e início da década de 80, com dois projetos base, financiados pelo Banco Mundial.
Há uma referência a autores e elaboradores das diretrizes...
...neste caso, apenas retratarei em síntese o núcleo da discussão...deixando de lado datas, nomes e entidades..
Então...
...vamos guardar a seguinte designação: análise da cadeia de conseqüências
Eu generalizei, visto que as diretrizes iniciais baseiam-se na construção de hidroelétricas.
A obra segue e retrata o primórdio desta metodologia, repassando a idéia de que técnicos mal preparados, criaram distorções iniciais.
O que nos importa,neste momento é saber que o desenvolvimento industrial, com seus riscos potenciais, entra em confronto com os espaços sociais, visto que uma maior concentração de grandes usinas de energia, com seus respectivos espaços de risco, tem levado a crescentes conflitos com os interesses de proteção ambiental da população.
A eficiência da proteção é proporcional ao grau de aceitação social.
Julgo não ser necessário escrever sobre a exaustão dos recursos... Já está massificado.
Cabe observar que os trabalhos de conscientização sobre reflorestamento e recursos naturais vêm sendo conduzidos de acordo com planos elaborados por institutos científicos nacionais e ESTRANGEIROS.
PAPÉL DO CONHECIMENTO
Prever impactos em relação a um projeto é uma operação multidisciplinar, refletindo o nível de esclarecimento atingido pela sociedade, além de ser um indicador de força social dos grupos esclarecidos em relação a manutenção da qualidade ambiental.
Prever impactos testa o vigor da legislação vigente. LEIA BELO MONTE
Some previsão de impacto com ética e pressão econômica...em algumas situações, as variantes tornam-se constantes e vice-versa, resultando em anomalias antiéticas e criminosas.
Seguem-se exemplos, até que surge a Atividade Antrópica como o fator resultante ou implantações cumulativas. A necessidade de entendimento do espaço como um todo...
Atenção ao entorno.
Interessante a descrição da Gênese do Espaço.
Entenda o espaço herdado da natureza contemplando o funcionamento dos fluxos vivos da natureza.
Espaço total é o que inclui todos os componentes introduzidos pelo homem ao longo da história.
Paisagem é o suporte geoecológico e bioecológico modificado pela atividade humana.
Em resumo... analisar o espaço total regional delimitando seu ponto base sem esquecer os círculos transicionais dos entornos envolvidos.
Uma frase......posta em final da página....capitalismo selvagem...
No passado,cada região do mundo tinha uma particularidade quanto a organização dos espaços físicos e ecológicos, percebendo pouca agressividade territorial regional. O antagônico...globalização.
Há referência sobre o impacto do mundo urbano-industrial e do agronegócio...
Um aparte....
Em uma megalópole....com uma malha viária gigantesca.....há o proporcional decréscimo da absorção das águas pluviais..sabemos das conseqüências...

...há todo um processo expositivo sobre contaminantes....exemplo a combinação de agrotóxicos e contaminação.

CONHECIMENTO SOBRE TIPOS DE ESPAÇOS GEOGRÁFICOS E PREVISÃO DE IMPACTOS

Entenda-se por espaços geográficos de um país de dimensões continentais aquelas células espaciais dinâmicas nas quais à organização herdada da natureza se sobrepôs ou instalou uma certa organização imposta pelo homem.
Em muitos casos o que ocorre realmente é uma desorganização dos espaços ecológicos, devido atividades econômicas predatórias. Com relação a tipologia dos espaços, a referência é o trabalho de Bernard Kaiser ( em anexo postarei).

ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AMBIENTALNO BRASIL

Crescer sem destruir...é imperativo conciliar
Especial atenção ao instrumento de compatibilização desenvolvimento-proteção ambiental, chamado Estudo Prévio de Impacto Ambiental, a ser elaborado antes da instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente.
Levar em conta o fator ambiental em qualquer ação ou decisão, pública ou privada, que possa sobre ele causar qualquer efeito negativo.
O objetivo central é evitar um efeito catastrófico do ponto de vista ambiental, sem excluir o fator crescimento econômico.
Cabe pesquisar sobre a Lei nº 6803/80, de 02 de julho de 1980.
Lei nº 6938/81, de 31 de agosto de 1981.
Decreto nº 88351/83²,de 1º de junho de 1983.
Resolução CONAMA nº 001/86, de 23 de janeiro de 1986 ( atenção especial ao artigo 1º e 2º).
Resolução CONAMA nº 006/87, de 16 de setembro de 1987.
Resolução CONAMA nº 009/87, de 03 de dezembro de 1987.
Decreto nº 99274/90, e 06 de junho de 1990 ( especial atenção ao artigo 7º e artigo 17° inciso 1º, 2º, 3º e 4º).
Para concluir esta parte,podemos dizer que tanto o Estudo e o Relatório de Impactos Ambientais, no direito brasileiro, representam um instrumento fundamental de proteção ambiental, elemento inestimável no controle da qualidade das decisões públicas e privadas que afetam o meio ambiente.

Siglas...
...falhei em não apresentá-las anteriormente...
..mas nunca é tarde..
CONAMA- Conselho Nacional de Meio Ambiente..tem a função de aconselhar na formulação da política nacional de meio ambiente.
IBAMA- Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Renováveis...tem a função de executar a política nacional de meio ambiente.
EIA- Estudo Impacto Ambiental
RIMA- Relatório Impacto Meio Ambiente.
Perceba que o EIA engloba o RIMA.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ao amigo

É....
Hoje o dia está triste...
...sem graça..
...um grande amigo partiu...
O Luis era marcante em suas atitudes...
Vamos apoiar a família, em especial o Matheus...


domingo, 14 de agosto de 2011

Lições importantes..

1. Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais....dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

2. Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.

3. Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do livro.

4. Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que você tem disponível.

5. Se há possibilidade de várias coisas darem errado, todas darão - ou a que causar mais prejuízo.

6. Se você perceber que uma coisa pode dar errada de 4 maneiras e conseguir driblá-las, uma quinta surgirá do nada.

7. Seja qual for o resultado, haverá sempre alguém para:
a) interpretá-lo mal. 
b) falsificá-lo. 
c) dizer que já o tinha previsto em seu último relatório.

8. Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.

9. Acontecimentos infelizes sempre ocorrem em série.

10. Toda vez que se menciona alguma coisa: se é bom, acaba; se é ruim, acontece.
11. Em qualquer fórmula, as constantes (especialmente as registradas nos manuais de engenharia) deverão ser consideradas variáveis.

12. Toda partícula que voa sempre encontra um olho.

13. Se você tem alguma coisa há muito tempo, pode jogar fora. Se você jogar fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.

14. Você sempre encontra aquilo que não está procurando.

15. Quando te ligam: 
a) se você tem caneta, não tem papel. 
b) se tem papel não tem caneta. 
c) se tem ambos ninguém liga.

16. A Natureza está sempre à favor da falha.

17. Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável.

18. Quase tudo é mais fácil de enfiar do que de tirar.

19. Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar uma canelada.

20. Qualquer esforço para se agarrar um objeto em queda provocará mais destruição do que se deixássemos o objeto cair naturalmente.

21. A única falta que o juiz de futebol apita com absoluta certeza é aquela em que ele está absolutamente errado.

22. Por mais bem feito que seja o seu trabalho, a professora sempre achará onde criticá-lo.

23. Nenhum professor gosta de um aluno que está certo o tempo todo.

24. Toda solução cria novos problemas.

25. Quando a professora fala em sociedade, os verbos são sempre usados no passado.

26. Você nunca vai pegar engarrafamento ou sinal fechado se saiu cedo demais para algum lugar.

27. Os assuntos mais simples são aqueles dos quais você não entende nada.

28. Dois monólogos não fazem um diálogo.

29. Se você é capaz de distinguir entre o bom e o mal conselho, então você não precisa de conselho.

30. Ninguém ficará batendo na sua porta, ou telefonando para você, se não houver trabalho algum a ser feito.

31. O trabalho mais chato é também o que menos paga.

32. Errar é humano. Perdoar não é didático.

33. Toda a idéia revolucionária provoca três estágios:
1º. é impossível - não perca meu tempo. 
2º. é possível, mas não vale o esforço 
3º. eu sempre disse que era uma boa idéia.

34. A informação que obriga a uma mudança radical no projeto sempre chega ao aluno depois do trabalho terminado, executado e apresentadoo maravilhosamente (também conhecida como síndrome do: "Porra! Mas só agora!!!").

35. Um homem com um relógio sabe a hora certa. Um homem com dois relógios sabe apenas a média.

36. Inteligência tem limite. Burrice não.

37. Seis fases de um projeto: Entusiasmo; Desilusão; Pânico; Busca dos culpados; Punição dos inocentes; Glória aos não participantes.

38. Conversas sérias, que são necessárias, só acontecem quando você está com pressa.

39. Não se dorme até que os filhos façam cinco anos.

40. Não se dorme depois que eles fazem quinze.

41. O orçamento necessário é sempre o dobro do previsto. O tempo necessário é o triplo.

42. As variáveis variam menos que as constantes.

43. Pais que te amam não te deixam fazer nada. Pais liberais, não estão nem ai para você.

44. Entregas de caminhão que normalmente levam um dia levarão cinco quando você depender da entrega.

45. O único filho que ronca é o que quer dormir com você.

46. Assim que tiver esgotado todas as suas possibilidades e confessado seu fracasso, haverá uma solução simples e óbvia, claramente visível a qualquer outro idiota.

47. Qualquer programa quando começa a funcionar já está obsoleto.

48. Nenhuma bola vai parar em um vaso que você odeia.

49. Só quando um programa já está sendo usado há seis meses, é que se descobre um erro fundamental.

50. Crianças nunca ficam quietas para tirar fotos, e ficam absolutamente imóveis diante de uma câmera filmadora.

51. Nenhuma criança limpa quer colo.

52. A ferramenta quando cai no chão sempre rola para o canto mais inacessível do aposento. A caminho do canto, a ferramenta acerta primeiro o seu dedão.

53. Guia prático para a ciência moderna: 
a) Se se mexe, pertence à biologia.
b) Se fede, pertence à química. 
c) Se não funciona, pertence à física. 
d) Se ninguém entende, é matemática. 
e) Se não faz sentido, é psicologia.

54. O vírus que seu computador pegou, só ataca os arquivos que não tem cópia.

55. O número de exceções sempre ultrapassa o numero de regras. E há sempre exceções às exceções já estabelecidas.

56. Seja qual for o defeito do seu computador, ele vai desaparecer na frente de um técnico, retornando assim que ele se retirar.

57. Se ela está te dando mole, é feia. Se é bonita, está acompanhada. Se está sozinha, você está acompanhado.

58. Se o curso que você desejava fazer só tem "n" vagas, pode ter certeza de que você será o candidato "n + 1" a tentar se matricular.



60. Cada professor parte do pressuposto de que você não tem mais o que fazer, senão estudar a matéria dele.

61. A citação mais valiosa para a sua redação será aquela em que você não consegue lembrar o nome do autor.

62. Caras legais são feios. Caras bonitos não são legais. Caras bonitos e legais são gays.

63. A maioria dos trabalhos manuais exigem três mãos para serem executados.

64. As porcas que sobraram de um trabalho nunca se encaixam nos parafusos que também sobraram.

65. Quanto mais cuidadosamente você planejar um trabalho, maior será sua confusão mental quando algo der errado.

66. Tudo é possível. Apenas não muito provável.

67. Em qualquer circuito eletrônico, o componente de vida mais curta será instalado no lugar de mais difícil acesso.

68. Qualquer desenho de circuito eletrônico irá conter: uma peça obsoleta, duas impossíveis de encontrar, e três ainda sendo testadas.

69. O dia de hoje foi realmente necessário?

70. A luz no fim do túnel, é o trem vindo na sua direção.

71. A vida é uma droga. E você ainda reencarna.

72. Se está escrito "Tamanho Único", é porque não serve em ninguém.

73. Se o sapato serve, é feio!

74. Nunca há horas suficientes em um dia, mas sempre há muitos dias antes do sábado.

75. Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.

76. A beleza está à flor da pele, mas a feiúra vai até o osso!

77. A informação mais necessária é sempre a menos disponível.

78. A probabilidade do pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.

79. Confiança é aquele sentimento que você tem antes de compreender a situação.

80. A fila do lado sempre anda mais rápido.

81. Nada é tão ruim que não possa piorar.

82. O material é danificado segundo a proporção direta do seu valor.

83. Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.

84. No ciclismo, não importa para onde você vai; é sempre morro acima e contra o vento.

85. Por mais tomadas que se tenham em casa, os móveis estão sempre na frente.

86. Existem dois tipos de esparadrapo: o que não gruda, e o que não sai.

87. Uma pessoa saudável é aquela que não foi suficientemente examinada.

88. Você sabe que é um dia ruim quando: O sol nasce no oeste; você pula da cama e erra o chão; o passarinho cantando lá fora é um urubu; seu bichinho de cerâmica te morde.

89. Por que será que números errados nunca estão ocupados?

90. Mas você nunca vai usar todo esse espaço do HD!

91. Se você não está confuso, não está prestando atenção.

92. Na guerra, o inimigo ataca em duas ocasiões: quando ele está preparado, e quando você não está.

93. Tudo que começa bem, termina mal. Tudo que começa mal, termina pior.

94. Amigos vêm e se vão, inimigos se acumulam.

95. "Pilhas não incluídas"

96. Você só precisará de um documento quando, espontaneamente, ele se mover do lugar que você o deixou para o lugar onde você não irá encontrá-lo.

97. As crianças são incríveis. Em geral, elas repetem palavra por palavra aquilo que você não deveria ter dito.

98. Uma maneira de se parar um cavalo de corrida é apostar nele.

99. A professora mais chata é aquela que te acompanhará o curso todo.

100. Ou vc é novo demais, ou velho demais.

101. O que é bom, engorda ou vicia. O saudável não tem gosto.

102. O melhor programa, sempre é na madrugada e acaba com o dia seguinte.

103. O melhor amigo é aquele que está do teu lado, quando vc está bêbado.

104. Se vc sabe o nome do país, não sabe a capital, se sabe a capital, não sabe o continente; se vc sabe os itens anteriores, a professora pergunta sobre a Maria Teresa Nidelcoff.

105. Crepúsculo: necrofilia + zoofilia.

Resumo - Uma Escola para o povo (Maria Teresa Nidelcoff)


A autora inicia o livro com duas questões pertinentes:
·         O que somos e o que podemos ser dentro da sociedade?
·          Nós deixamos que os outros decidam por nós ou agimos criando a escola na qual acreditamos?
Expõe que somos parte um país e cumprimos uma função dentro dele, por isso o livro procura levar-nos a pensar e a tomar consciência de significado social e político de nossas atitudes de novos métodos e do conteúdo daquilo que ensinamos. No livro são distinguidos dois tipos de professores:
·         Professor-policial;
·         Professor-povo.
Com relação a:

1.    OBJETIVOS

Professor-policial:
· Manter a “disciplina” do grupo (alunos que obedecem sem questionar, uma disciplina puramente repressiva pelo fato de ser imposta);
· Priorização do fator intelectual (bom aluno sinônimo de boas notas);
· Cumprir sempre, tudo o que lhe for ordenado (condena a rebeldia e o espírito de luta, forma seres dóceis sempre dizem “sim”).

Professor-povo:
· Ajudar os alunos a verem a realidade com lucidez e espírito crítico (interpretar o sentido dos fatos);
· Ajudá-los a serem livres (dos preconceitos, dos temores, das superstições, da ignorância, do egoísmo, da timidez, da opressão, da miséria; ser livre significa ser capaz de expressar-se e de expressar seu mundo, significa também ser capaz de agir, modificando esse mundo);
· Ajudá-los a aprenderem a organizarem-se (para conseguir um objetivo é importante que aqueles que estão na mesma situação se unam e se organizem).
Objetivo Central: Visão crítica da realidade (ajudar o aluno a ver a realidade de uma maneira crítica, auxiliando este a se desenvolver como ser capaz de liberar-se das estruturas opressivas da sociedade atual).

2.    CONTEÚDOS

Conteúdos que são transmitidos na escola não são neutros expressam sempre uma ideologia e uma cultura (em geral esta ideologia e cultura são da classe dominante. Qual a postura dos professores diante deste contexto?).

Professor-policial:
· Universaliza a cultura burguesa (o professor repreende a criança que usa espontaneamente certos termos típicos de seu meio).

Professor-povo:
· Valoriza a cultura popular/a experiência (está atento para captar as manifestações da cultura popular e incentivar aquelas que sejam mais ricas e libertadoras; valoriza as expressões populares, a linguagem própria dos alunos; desmitifica a cultura burguesa como a correta, mostra que não há uma cultura e sim várias);
· Revisa os conteúdos ideológicos dos livros e textos (dá um novo enfoque, busca a verdade. Ex.: “O descobrimento do Brasil”);
· Preocupa-se com a funcionalidade dos conteúdos (busca aquilo que é útil para a vida e deixa de lado o que é inútil, ainda que seja tradicional estudá-lo).

3.    TRABALHO

Professor-policial:
· Autoritarismo (apenas o professor sabe e ensina);
· Sentido único de cima para baixo;
· Memorização;
· Dependência do professor (Ex.: a professora só tinha trabalhado algumas letras com sua turma, em uma atividade os alunos teriam que escrever algumas com as inicias das letras estudadas, um aluno já conhecia outras letras e usou palavras com estas letras. A professora disse que “não deveria usar as palavras, porque ela ainda não tinha ensinado” );
· Disciplina (o aluno tem que acatar ordens);
· Individualismo (o trabalho em grupos,quando existe, não passa de mais uma formalidade. As crianças não descobrem por que e por que trabalham em grupo.);
· Não se explora as capacidades (não se exige do aluno máximo de suas
possibilidades. Quando o aluno entrega um trabalho regular ou mau, não se pede que seja refeito, para que os erros sejam superados);
· Não existe auto-avaliação (não existe nenhum esforço de auto-avaliação, de modo que a criança comecem a tomar consciência de seus progressos e das dificuldades que devem vencer);
· Força-se o ritmo ( o importante é cumprir o programa, avança-se de assunto em assunto, não são retomado se necessário for).
Professor-povo:
· Partir sempre da observação e análise das situações reais e concretas (captar a
bagagem que os alunos trazem);
· Valorizar o verdadeiro trabalho em grupo (ensinar para o aluno que o grupo é uma unidade, todos devem participar de forma ativa e organizada);
· Disciplina não é um conjunto de normas que o aluno deve obedecer (disciplina é
aquela vivida pela comunidade educativa, e se expressa nas atitudes de seus membros, disciplina é sinônimo de trabalho, diálogo e respeito mútuo)
· Responsabiliza pela aprendizagem de cada criança (sabe-se que cada aluno tem seu ritmo de aprendizagem e o professor precisa respeitar este processo);
· Explorar as capacidades de cada um (exigir o máximo de rendimento, segundo a
capacidade de cada um, ensiná-las a fazer as coisas da melhor maneira que possam);
· Ajudar os alunos perceberem que estão criando cultura (na medida em que vêem a realidade e a expressam e se expressam a si mesmo, como o seu linguajar típico, suas tradições);
· Apoiar-se numa didática que cresce de baixo para cima (não ficar preso ao livro, o professor pode desenvolver uma didática baseada na realidade de sua turma).

4.    A AVALIAÇÃO E SEUS PROBLEMAS:

A avaliação/nota precisa ser enfocada como um processo de diagnóstico para que o professor possa verificar a eficácia de seu trabalho, porém tem estado relacionada com a qualificação (bom/mal) e promoção (passar/reprovar).
Professor-policial:
· Valoriza apenas os conhecimentos (leva em conta o que o aluno conseguiu
memorizar);
· Considera a avaliação patrimônio do professor (o aluno não pode questionar sua
nota/o professor não é avaliado);
· Avaliação é considerada como um fim em si mesma (no momento que a nota é dada, tem-se a impressão de que tudo acabou, a avaliação não é um fim, mas um meio para alicerçar a próxima etapa da aprendizagem, se determinada dificuldade  não foi superada é necessário retomar o assunto ).
Professor-povo:
· Avalia como um educador, não como um transmissor de informações (valoriza as atitudes do aluno, sua dedicação, seu esmero, sua responsabilidade, e não apenas a quantidade de perguntas acertadas numa prova);
· Conduz o aluno e o grupo a uma perspectiva de auto-avaliação (em provas colocar o valor de cada questão para que o aluno possa calcular sua própria nota; discutir com a turma os critérios a serem considerados na avaliação das exposições orais ou trabalho escrito);
· Respeita o ritmo de cada um (respeitar o tempo de aprendizado de aluno).

5.    RELAÇÕES COM OS PAIS DOS ALUNOS

Fala-se muito sobre a necessidade de cooperação entre pais e mestres, na pratica, no entanto, as relações muitas vezes estão frequentemente longe de serem harmônicas, muitas são as razões dessa falta de entendimento, entre elas podemos citar as razões de ordem sócio-cultural ligadas à forma de interpretar a realidade social e histórica.
Professor-policial:
· Considera a escola apolítica (ele não percebe ou não quer perceber as ideologias opressoras embutidas em muitas tarefas e “ritos escolares”, na medida em que este professor não trabalha para mudar, ajuda os que querem conservar);
· Não vê os pais como companheiros de trabalho (ver mais como um inimigo que
atrapalha);
· Sente que seu trabalho é um sacrifício e não é reconhecido;
· Se sente injustiçado pela responsabilidade do trabalho.

Professor-povo:
· Tem idéias claras sobre a realidade;
· Posiciona-se frente o papel político;
· Sente-se integrante da realidade dos alunos;
· Tem definidos os valores morais, pessoais e coletivos que aspira para a nova
sociedade.
Referência:
NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. [tradução: João Silverio Trevisan] 37 ed.São Paulo:
Brasiliense, 1994.