Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de maio de 2012


Resumão
Árabes: 3 estágios de conquista. 1-militar e político (avanço do exército no 1º século), 2- religioso, 2º século do islã, 3-linguístico(vitória da língua árabe). 830, Casa da Sabedoria, sendo tida como mais importante desde o museu de Alexandria(séc. 3 ac no Egito). Cultura grega harmonizada com os ideais islâmicos. Medicina, alquimia, astronomia. 1º hospital séc.  IX, clínicas ambulantes séc.XI. Cada hospital seu dispensário e alguns davam curso e tinham bibliotecas. Médico Al Razi(séc. X) foi até séc. XV a fonte do conhecimento químico da Europa. A enciclopédia médica de Alvicena foi a bíblia para a educação médica na Europa até XVII. Fundaram a mais antiga escola de farmácia (exigia exame).
Astronomia para posicionar as mesquitas para Meca. Pai da alquimia jabir Ibn Hayyan...Al Jabir...algebra
Contribuições ao Ocidente .Ideais muçulmanos..mundo sustentado por 4 coisas apenas. Sabedoria do sábio, justiça do grande, prece do justo e coragem do bravo. Espanha muçulmana pós séc. VIII. Espanha Maometana escreveu capítulo mais brilhante na história intelectual da Europa Medieval. Árabes marcaram a Espanha com poesia, literatura, música, arquitetura, ciências, medicina e etc...Possibilitou o Renascimento.Principais cidades Córdoba,Málaga,Granada e Sevilha. Acúmulos de livros na Andaluzia. Graças a fabricação do papel....Limpeza faz parte da fé. Limpeza e boas maneiras.
“A sabedoria desceu a 3 coisas, cérebro dos francos(europeus) mãos dos chineses e língua dos árabes.”
Jahiliya..época da ignorância...profeta Maomé 571, erigiu uma organização social usando a religião como base. Laço consanguíneo pelo da fé.
ROMANOS. IV a.c, durante 3 séc.foi construindo seu poder, expandindo-se para a Península Ibérica, depois para Mediterrâneo Oriental e Ocidental, Norte da África Europa Central e do Leste. Começaram atacando os Cartagineses na sequência da guerra Púnica(Cônsul Cipião), Em 206 a.C depois de derrotarem os Cartagineses é que começou a administração romana. Em 197 a.C dividiu-se em Hispânia Citerior e Ulterior. Vamos dividi-la em 3 períodos. Monarquia Romana (753 a 509 a.C) Reis de origem Etruscas- Patrícios os grandes proprietários de terras, plebeus –homens livres sem direito político, clientes- prestavam serviço aos patrícios e os escravos. Os reis eram escolhidos pela assembleia Curial(patrícios escolhiam). Conselho dos Anciãos(patrícios velhos) aprovar ou não as leis dos reis. Em 509 Tarquínio foi deposto. República Romana 509 a 27 a.C. Marcada por agitações sociais devido aumento das diferenças entre patrícios e plebeus, Senado deu golpe e criou a República Oligárquica favorecendo patrícios. Plebeus passaram a exigir seus direitos políticos e como os patrícios dependiam da plebe nas atividades econômicas e militares tiveram que atender os pedidos. Criaram instituições como: Tribunso da Plebe que vetavam decisões do senado...lei das 12 tábuas leis que valiam para patrícios e plebeus. Os plebeus também conquistaram o direito de candidatar ao cargo de magistrado. O direito romano foi a maior herança para o mundo ocidental. Império Romano 27 a.C a 476 d.C,quando Otávio recebeu o título de Augusto, tendo total controle. A religião romana no início era das crenças  etruscas fazendo culto aos seus antepassados, depois rebatizaram cristã se propagou e em 391, passou a ser a oficial. A arte romana começa com a influencia etrusca( arco e abóboda) com a expansão absorveu a cultura grega e helenística. . Declínio do império romano, em 395 d.C  Teodósio divide em 2...Imp. Romano do Ocidente e do Oriente. Em 476 os povos germânicos tomaram o Imp. Rom. Do Ocidente. O Imp. Rom. Do Oriente passou a chamar-se de Imp.Bizantino, vindo a cair em 1453, quando Maomé II conquistou Constantinopla.
GREGOS. Surgiram aprox. 2000 a.C entre os mares Egeu,Jônico e Mediterrâneo, após migração de tribos nômades indo-européias(aqueus, jônios, eólios e dórios). As polis (cidade-estado) surgiram por volta do séc. VIII a.C..Atenas e Esparta.
Economia grega, baseada no cultivo de oliveiras, trigo e os vinhedos. Tinha o artesanato especialmente a cerâmica grega, com grande aceitação no Mediterrâneo. Com comércio marítimo alcançaram grande desenvolvimento. A mão-de-obra eram os escravos, os prisioneiros e os devedores. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores. Sua religião politeísta era marcada pela forma humanista. Através de mitos elendas transmitiam ensinamentos importantes. Decisões políticas eram tomadas na Ágora.
HINDUS. 2300 a.C, sendo seu período primordial até aprox. 1750 a.CA região compreendia pela civilização indiana sofreu várias invasões, formando um sistema social complexo, buscando absorver as novas ideias e valores. Hinduísmo é mistura de religião e filosofia sendo elemento unificador desta cultura. A fonte espiritual do hinduísmo encontra-se nos Vedas. Ex; conhecer a si mesmo, o carma, o universo...Castos e párias ....td após o domínio dos Árias1500 a 450 a.C. É uma sociedade segregacionista. Sanatana Dharma é o nome da segregação. A primeira universidade como significado atual existiu em Nalanda, no estado de Bihar. Árabes buscaram os conceitos matemáticos na Índia...indo-arábicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário